sexta-feira, 13 de abril de 2012

Multimistura

As vantagens da boa alimentação – complementação alimentar
Antigamente, o solo era rico e por isso os alimentos eram mais completos. Naquele tempo não se usavam produtos químicos. A poluição industrial, o uso de adubos químicos, hormônios em animais e pesticidas colaboram para que tenhamos menos saúde e contaminam o meio ambiente, o produtor e o consumidor.
O uso de concentrados de minerais e vitaminas (farelos, pó de folhas, pó de sementes, pó de casca de ovo) em doses mínimas, mas constantemente acrescidos à nossa alimentação tradicional, fornece nutrientes que são indispensáveis para:
- promover o crescimento (dentro e fora do útero),
- aumentar a resistência às infecções,
- prevenir e curar a anemia nutricional,
- diminuir diarréias,
- diminuir doenças respiratórias e
- manter a saúde.
O Brasil é um país muito rico em alimentos. Cada região precisa valorizar essa riqueza para que todos possam comer melhor. Vejamos:
1. No Norte: jambu, jambo, castanha-do-pará, macaxeira, caruru, abóbora, manga, coentro, vinagreira, maniçoba, tucupi, pupunha, buriti, peixes, piracuí, tacacá, milho, dendê, gergelim etc.
2. No Nordeste: caju, jaca, coco, macaxeira, inhame, camarão, mariscos, peixes, abóbora, coentro, bredo, vinagreira, manga, quiabento, quiabo, cuxá, castanha, óleo e mesocarpo de babaçu, vatapá, caruru, milho etc.
3. No Centro-Oeste/Sudeste: Pequi, buriti, guariroba, jaca, abóbora, mandioca, serralha, caruru, beldroega, coentro, galinhada, maria-isabel, baião-de-dois, ora-pro-nóbis, milho, pamonha, angu, feijoada etc.
4. No Sul: abóbora, mandioca, peixes, camarão, serralha, beldroega, almeirão, escarola, rúcula, arroz-carreteiro, feijão tropeiro, milho, polenta, cevada, aveia, centeio, trigo, açúcar mascavo, linhaça.
Hoje estão sendo muito valorizados os alimentos funcionais (nutracêuticos). São alimentos que previnem, retardam e até curam doenças. São alimentos que promovem e mantém a saúde.
A mandioca é um exemplo. Sua folha é riquíssima em minerais e vitaminas e é quase toda desperdiçada. Tem mais ferro que a carne, mais vitamina A que o leite. E a composição e proporção entre seus nutrientes é tão perfeita que pequenas quantidades do seu pó acrescentadas todos os dias em nossa comida, pode, por exemplo, controlar a anemia, aumentar a imunidade e reduzir a gravidade das infecções como a dengue, malária, pneumonia, diarréia, aids, tuberculose, hanseníase, gripe. E também a cegueira noturna e a coceira dos olhos por deficiência de vitamina A.
A raiz, quando moída e prensada, libera o tucupi (manipuera) que serve como inseticida, mata saúva, dá um molho fantástico com ou sem pimenta, pode ser usado no tacacá, pato, carne etc. Vai bem na sopa e no arroz. Com jambu fica ainda melhor e mais completa em nutrientes. Logo teremos no comércio o tucupi em pó. Dele se extraem nutrientes muito caros e raros.
Também a fibra que sobra da extração do amido é mais cara que ele, devido a sua importância para prevenir câncer de intestino, reduzir tóxicos, normalizar colesterol etc., mas não está disponível comercialmente, ainda.
Lembre-se: a mandioca é orgânica, preserva o meio ambiente, o produtor e o consumidor. Nasce em todo o país. É brasileira.
O camapu, fisalis ou tomate de capote é um mato cujas folhas amargas protegem o fígado. Seus frutos ricos em vitaminas A, C e E, se usados desde criança, previnem a catarata e aumenta a resposta imunológica.
A chave de uma boa alimentação está ao alcance de todos.
Existem vários alimentos nutritivos, mas pouco valorizados. Entre eles, 4 pós se destacam pela facilidade de uso e disponibilidade em todas regiões do país:

FARELOS DE ARROZ E/OU DE TRIGO
O farelo é obtido quando os grãos integrais do arroz e do trigo são polidos e transformados em arroz branco e farinha branca.
Assim o arroz e o trigo polidos ficam mais pobres e os "bichos" atacam menos. Em compensação, esses alimentos, quando usados pelo homem, desequilibram o seu organismo, porque perdem em cada 100g:

Fonte: IBGE


Com o polimento se perde o "olho", chamado gérmen e a cutícula que reveste o grão.
Os farelos de arroz e de trigo são concentrados de minerais (Ferro, Cálcio, Zinco, Magnésio) e de vitaminas (B1, B2, Niacina etc.). Possui também proteínas, hidratos de carbono, gorduras e fibras. Transformam qualquer "comida pobre" em "comida rica".
Os farelos são chamados de subprodutos e, por isso, vendidos para ração animal. Muita gente acha que é comida de porco. Mas nós comemos a mandioca, o milho, a abóbora que o porco come, e também a carne do porco.
Não é só questão de preconceito? Repare que a porca e a vaca sempre têm leite suficiente para os filhotes. Eles dificilmente nascem desnutridos ou se tornam depois, porque a mãe está bem alimentada.
O arroz e o trigo nunca foram alimentos para animais ao longo da história. Portanto, é o porco que come alimentos do homem e não o contrário.
Em países ricos como Japão, Estados Unidos e os da Europa, o farelo é muito consumido pela população, que conhece suas qualidades e é vendido em qualquer supermercado, além de enriquecer alimentos como biscoitos, balas, tira-gostos e cereais para o café da manhã.
Não existe uma comida boa para ricos e outra para pobres.
O meu corpo não sabe se eu sou rico ou pobre nem quanto eu ganho. Portanto, ou o alimento é bom para qualquer pessoa ou não serve para ninguém.

Modo de Preparo dos farelos
O uso deve ser diário, como o sal: pouco e sempre.
Usar 1 a 2 colheres de sopa (rasas) para cada pessoa, por dia.

Farelo de arroz
O farelo de arroz é comprado em usina de arroz e deve ser imediatamente preparado e torrado. Deve ser sempre novo, sem cheiro de ranço ou de mofo.
O farelo de arroz deve ser peneirado aos poucos, em peneira fina, para separar a casca e o arroz quebradinho. Pode-se passar mais uma vez na peneira, se tiver ainda muita palha.
Torrar em panela grande, com colher de pau, mexendo sempre, por no mínimo, 25 minutos em fogo baixo (depois que a panela e o farelo estiverem quentes).
Não colocar mais de um terço (1/3) da capacidade da panela, para se conseguir um farelo torrado homogeneamente.
Esfriar e guardar em vasilhas fechadas ou no freezer.
O Óleo de farelo de arroz pode ser frito várias vezes e não se decompõe. Tem álcool triterperno, que acelera a formação e a fixação da memória e outras propriedades mais. Os farelos neutralizam o componente nutricional da TPM, cólica menstrual, do alcoolismo e contribuem para uma qualidade de vida melhor. Normaliza o crescimento dentro e fora do útero, reduz a anemia, regulariza a função intestinal, melhora a dor nas pernas, o calcanhar rachado, a cicatrização, a assadura etc.

Farelo de trigo (contém glúten)
Passar em peneira não muito fina. Convém torrar para ser usado em preparações que não vão ao forno ou fogo.
Para crianças pequenas, tem que ser passado em peneira fina.
Misturar em sopas, mingaus, leite, arroz, feijão, bolo, cuscuz, beiju, pão, molho de macarrão...
Dividir em todas as refeições usadas durante o dia.
Dentro do princípio da MULTIMISTURA, se você tiver os 2 farelos, pode misturá-los e usar na mesma quantidade acima mencionada.
Hoje, conhecemos os efeitos maléficos dos metais pesados como o mercúrio, chumbo, cádmio, alumínio, níquel, porém, nutrientes contidos nos farelos e nos pós de folhas verde-escuras comestíveis podem neutralizar sua ação total ou parcialmente, dependendo da sua concentração, assim como outros alimentos, como as frutas, verduras, cereais integrais, que também têm componentes funcionais ou inteligentes.

PÓ DE FOLHAS VERDE-ESCURAS
São ricas fontes de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C etc., além de ferro e cálcio.
O Brasil, por ser um país imenso, tem plantas próprias em cada região. Se você conversar com as pessoas mais velhas da comunidade, vai aprender muito do que era usado antigamente e assim poderá enriquecer, ainda mais, o que come no dia-a-dia. Exemplos: abóbora, alfavaca, batata-doce, beldroega, bredo, chaguinha, cansação, capeba, cariru, caruru, coentro, dente-de-leão, folhas de chuchu, hortelã, jambu, língua-de-vaca, manjericão, marianica, ora-pro-nóbis, picão-branco, pimentão, quiabento, quioiô, serralha, taioba, uva, vinagreira etc.
Para facilitar o uso, principalmente por crianças pequenas, pode-se transformar as folhas em pó. A folha da mandioca, além de ser a mais rica, é a mais fácil de ser preparada.
Vamos comparar a quantidade de vitamina A e ferro das folhas verde-escuras ( folha de mandioca, folha de batata-doce), com a das folhas verde-claras (alface e repolho).
Essas folhas escuras, chamadas de mato, têm a vantagem de crescer naturalmente, sem precisar de muitos cuidados no cultivo, sendo mais nutritivas que as folhas claras como alface e repolho.

Que diferença, não é mesmo?
A folha da mandioca é uma rica fonte de minerais e vitaminas.
Acrescente (1) pitada do pó de folhas no prato, já pronto, em todas as refeições.

Preparo:
As folhas, depois de lavadas, ficam em 1 litro de água + 1 colher (sopa) de água sanitária por 20 minutos.
Secar as folhas em lugar ventilado, à sombra, ao sol ou em forno entreaberto até se tornarem crocantes. Amassar bem e passar no pilão, no liquidificador, no moedor de cereal ou peneira fina.
Com esse processo, elimina-se o ácido cianídrico.

PÓ DE SEMENTES
Sementes são alimentos de grande valor que a natureza colocou à nossa disposição. Concentram muitos sais minerais, vitaminas, óleos essenciais e proteínas muito importantes para o funcionamento do organismo.
Exemplo: sementes de abóbora, melancia, melão, girassol, linhaça, gergelim, castanha de caju, castanha-do-pará, babaçu, amendoim, pecã, jaca, sapucaia etc.
Use no preparo de paçocas, farofa, granola, mingau, bolo, cuscuz.

PÓ DE CASCA DE OVO
Os nossos bisavós já usavam o pó da casca do ovo porque é uma grande fonte de cálcio, importantíssimo para:
- o crescimento;
- a gravidez;
- a amamentação;
- a recuperação da saúde;
- a conservação dos dentes e
- a prevenção da osteoporose (não esquecer de tomar sol).
Preparo:
Lavar bem as cascas dos ovos e depois amassá-las. Fervê-las por 20 minutos e lavar bem para retirar a espuma branca. Deixar de molho por 30 minutos em 1 litro de água para uma colher de (sopa) de hipoclorito ou água sanitária. Secar ao sol ou ao forno. Liquidificar ou pilar. É bom passar em pano fino para ficar como talco.
Nota: usar máscara para impedir a contaminação e a aspiração do pó.
Colocar 1 colher (chá), por pessoa, de suco de limão. Esperar ferver ( como sonrisal) e tomar. Antes de usar, pode deixar também em vinagre, por algumas horas, para ser melhor aproveitado pelo organismo.
Usar em sopas, mingaus, farofa, paçoca, bolo.

MULTIMISTURA
É um princípio básico de nutrição:
A Qualidade é dada pela Variedade e não apenas pela carne, ovo, peixe, frango.
Não há alimentos fortes ou fracos, mas complementares.
Exemplo: A combinação de arroz, feijão e carne fica mais completa com salada de alface, salsa, coentro, hortelã, cebola, couve, grãos de gergelim temperados com sal iodado, limão e óleo.
Pode-se enriquecer a alimentação do dia-a-dia com uma farinha composta de:
70% de farelo (arroz e ou trigo) tostado,
15% de pó de folhas (mandioca, batata-doce, etc.),
15% de pó de sementes (gergelim, abóbora, linhaça, girassol).
Se tiver pó de cascas de ovo, a mistura fica assim:
70% de farelo tostado,
10% de pó de folhas verde-escuras,
10% de pó de sementes,
10% de pó de casca de ovo.
Usar uma colher de sopa por pessoa, por dia, dividida nas três refeições. Serve para todas as idades. É um alimento, não um medicamento. É a multimistura básica. Contém um concentrado de minerais e vitaminas. Funciona como o sal: um pouco todos os dias. Repõe nutrientes fundamentais como o zinco, magnésio, ferro, vitamina A, vitaminas do complexo B e outras. Também reduz a absorção de metais nocivos como o mercúrio, chumbo, alumínio. Milagre? Não. Estamos repondo o que a natureza fez e o que foi retirado pela industrialização. "Bicho não come o que não presta". Ou seja, um arroz branquinho, mas fraco, não é atacado por insetos e roedores, como é atacado o arroz integral, e se conserva por muito mais tempo. O comerciante vende mais e ganha mais.
PS: O farelo de trigo contém glúten.

Como muitas pessoas perguntam onde encontrar a Multimistura já pronta, informamos que pode ser procurada:
- na Pastoral da Criança de sua cidade;
- em Mercados Públicos (no de Porto Alegre tem em várias bancas);
- em lojas ou entrepostos de produtos naturais ou orgânicos;
- em mercados;
- em ONGs que trabalham com Alimentação Alternativa;
- em associações comunitárias, tais como, por exemplo, no DF, a Cooperunião em São Sebastião e no Centro Comunitário da Criança da Ceilândia.

É importante que estejam discriminados os ingredientes e que contenha:
- 70% de farelos;
- 15% de pó de sementes; e
- 15% de pó de folhas verde-escuras, sendo a principal a da mandioca.

Fonte: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário